Sobre nós

Instalações

> Instalações

PAVILHÃO DAS AULAS

Os “Salesianos de Évora – Colégio” usufrui de um espaçoso e luminoso pavilhão de aulas com setores bem definidos, salas de aulas espaçosas e bem iluminadas, excelentes laboratórios, biblioteca, salas de apoio…

BIBLIOTECA

A biblioteca é um dos cantinhos mais inspiradores do colégio. Neste espaço tranquilo, com boa iluminação natural, o principal objetivo é estimular o prazer da leitura, promovendo a curiosidade intelectual e científica e proporcionando a todos os estudantes um local onde possam estudar, realizar os seus trabalhos individuais ou em grupo, utilizar os computadores disponíveis para as suas pesquisas ou, simplesmente, sonhar e delinear os seus projetos.

LABORATÓRIOS

De forma a permitir as condições adequadas ao desenvolvimento dum processo de ensino e aprendizagem de excelência, no âmbito das ciências experimentais, a escola possui um conjunto de laboratórios totalmente equipados, nos quais se atribui uma especial atenção à segurança dos alunos. São espaços nos quais se promove a aquisição de uma cultura científica e que são frequentados pelos alunos do ensino básico e do ensino secundário, com especial relevo para os alunos do curso de Ciências e Tecnologias.

SALA DE MÚSICA

As dez salas destinadas à lecionação da música, expressão e educação musical, no âmbito curricular e extracurricular, encontram-se localizadas no 1.º piso do edifício. Esta ala, denominada à  Escola de Música, foi alvo de renovação no ano letivo 2011/2012. Todas as salas foram recuperadas e modernamente equipadas. O contacto e a aprendizagem de instrumentos como o canto, o violino, o contrabaixo, o piano, a bateria, a guitarra acústica, a guitarra elétrica, o baixo ou ao teclado eletrónico, são uma aposta da nossa escola para a valorização da formação musical e artística dos nossos alunos.​

Pavilhão D. Bosco

O pavilhão desportivo “D. Bosco”, atualmente um dos melhores do distrito de Évora, foi inaugurado no ano letivo 2002/2003. É um espaço polivalente, com capacidade para 1451 espetadores e disponibilidade para receber todo o género de modalidades desportivas, culturais e sociais. É um equipamento moderno, constituído por uma nave central, uma sala de musculação com equipamento de última geração e duas salas para a prática de modalidades distintas.
O pavilhão, inserido no espaço do colégio, é utilizado diariamente para o desenvolvimento das atividades curriculares de educação física dos nossos alunos, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. Aí decorre, igualmente, um leque diversificado de atividades extracurriculares da Escola de Desporto do ArtiSport.
Funciona diariamente entre as 08h00 e as 23h00, de segunda a sexta-feira, e aos fins de semana sempre que existam eventos ou competições.​

CANTINA

Inaugurada em 2004, e recentemente remodelada, a cantina “Mãe Margarida” é espaçosa e bem iluminada,  e servida por duas linhas.
É preocupação do colégio assegurar uma alimentação de qualidade através da cozinha “Marta de Betânia” que serve a cantina: equilibrada, diversificada e adequada às necessidades de todos os estudantes, professores e funcionários. As ementas são definidas de acordo com as recomendações nutricionais aplicáveis.

BAR

Amplo, luminoso, excelentemente posicionado, o bar “Miguel Magone” situa-se no rés-do-chão do pavilhão das aulas, junto das salas de jogos e do pátio central.

SALAS DE JOGOS

Salas arejadas e iluminadas, equipadas com mesas de matraquilhos, mesas de snooker, de ténis de mesa e jogos de mesa: xadrez, dominó e outros. Existem as seguintes salas de jogos:
– Sala de Jogos “Pe F. Gaspar” (+ velhos)
– Sala de Jogos “Francisco Besucco” (+ novos)
– Pórtico Polivalente “Fernando Caló” – pórtico frente ao Bar
– Sala Convívio Secundário “Francisco e Jacinta Marto”

PÁTIO CENTRAL

Um espaço colorido, alegre, limpo, renovado. Circundado de pistas de atletismo e enriquecido com campos de basquetebol, é um excelente espaço para aulas de educação física, para treinos e provas de atletismo, bem como de basquetebol. É, além disso, um espaço onde os alunos podem conviver conversando, correndo, jogando…​

AUDITÓRIO

O auditório “Condes de Vill’Alva” tem capacidade para 294 lugares. Este espaço encontra-se equipado com recursos de som e luz, adequado para a concretização de eventos internos como a tradicional Festa de Natal e a realização de atividades como teatros, concursos, audições de música e dança, palestras, colóquios ou lançamento de livros. É  um espaço privilegiado para os agentes educativos promoverem o incentivo e a participação dos nossos alunos em iniciativas culturais e artísticas – prática educativa muito própria da pedagogia salesiana. É um recurso igualmente disponibilizado e utilizado pela comunidade circundante à escola, na promoção duma cultura de abertura desta instituição educativa ao exterior.

ESCOLA

Nos  Salesianos de Évora a prática educativa e formativa, de acordo com as características de cada nível de ensino, ocorre em espaços próprios. Além das salas de aula destacamos os pátios, a igreja, a cantina/refeitório, as salas de música, os laboratórios, o pavilhão desportivo, o  auditório…
Os diferentes espaços estão equipados para auxiliar a obtenção de um excelente desempenho dos alunos nas diversas disciplinas curriculares e extracurriculares.
Os pátios são locais privilegiados para o desenvolvimento da ação educativa salesiana e o lugar de excelência para a aplicação do sistema preventivo; este pressupõe que a presença e a assistência dos educadores junto dos discentes, bem como a qualidade da relação entre os mesmos, conduza à prevenção ou superação de riscos e de situações de perigo das crianças e dos jovens.
Para uma visualização dos espaços, visite a nossa galeria, ou venha conhecer-nos…

Temos sempre as portas abertas.

PAPELARIA

Bem situada (mesmo ao lado do pátio central) e bem fornecida com bom serviço de reprografia.

Sala “Valdocco”

A SALA “VALDOCCO”, tem as suas portas abertas para, a cada dia, promover o protagonismo juvenil, através do otimismo, da alegria, da amabilidade, do compromisso social, do sentido eclesial e da caridade como serviço.
Expressão máxima da caridade pastoral de D. Bosco, espiritualidade salesiana é o elemento fundamental da ação pastoral juvenil.