Paróquia

> Paróquia

A Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora foi criada no ano de 1967, pelo arcebispo de Évora D. David de Sousa, e foi de imediato confiada ao cuidado pastoral dos Salesianos. A nova paróquia foi dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, tomando o título de “Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora” e passando assim a ser a primeira e, até ao presente, a única paróquia salesiana com este nome em Portugal.

A sua primeira configuração territorial era ligeiramente diferente da atual; de facto, no tempo do arcebispo D. Maurílio Gouveia houve uma reconfiguração das paróquias da cidade em ordem a que o território de cada uma ficasse a coincidir com o das respetivas freguesias; deste modo, alguns bairros que antes pertenciam à paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora deixaram de lhe pertencer, passando os limites territoriais a coincidir com os limites da então freguesia da Malagueira, numa extensão de cerca de 18 quilómetros quadrados.

Ao instituir a nova paróquia, o arcebispo D. David designou de imediato também a sua igreja paroquial, que passaria a ser a igreja que os Salesianos de Évora, com a preciosa colaboração do benemérito Conde de Vilalva, tinham construído em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, e que tinha sido solenemente benzida e inaugurada dois anos antes, no dia 20 de maio de 1965.  

População

A população da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora é de cerca de 14 mil habitantes. Do ponto de vista social e económico, há uma grande diversidade, desde um setor populacional com um nível de vida bastante bom (empresários, médicos, engenheiros, arquitetos…), que se concentra em bairros como a Cartuxa, Vista Alegre, Tapada… até outro setor com um nível de vida bastante baixo, por vezes sem o mínimo indispensável, que se concentra em bairros como Santa Maria, Escurinho, Cruz da Picada, mas que se espalha por muitos outros. Logicamente, esta divisão nota-se também do ponto de vista cultural: pessoas com um nível elevado de cultura, e pessoas com um nível muito baixo. 

Por sua vez, as deficientes condições sociais, económicas e culturais explicam também a existência de ambientes de uma certa degradação e marginalidade.

Do ponto de vista religioso e de vida cristã, notam-se também grandes diferenças e assimetrias: a par de uma bastante boa formação e prática religiosa, existe, numa faixa relativamente grande da população, um vazio de conhecimentos religiosos e uma evidente ausência de vida cristã.

Agentes pastorais

O trabalho pastoral é coordenado pelo pároco salesiano, coadjuvado pela comunidade salesiana.  

Além dos Salesianos, colaboram na pastoral paroquial um bom número de leigos comprometidos e ativamente empenhados nos diversos setores da atividade pastoral.

A Paróquia tem um Conselho para os Assuntos Económicos e um Conselho Pastoral Paroquial, sendo este constituído pelos representantes dos diversos organismos paroquiais: catequese, ação sócio caritativa, Salesianos Cooperadores, Apostolado da Oração, Legião de Maria, ADMA, pastoral da saúde e grupos corais.

Grupos e movimentos de ação pastoral

  • ADMA (Associados de Maria Auxiliadora);
  • Apostolado da Oração;
  • Cáritas Paroquial;
  • Catequese da Infância e da Adolescência;
  • Catequese de adultos;
  • Escuteiros (Agrupamento 320);
  • Grupos corais;
  • Jovens com Dom Bosco;
  • Legião de Maria;
  • Limpeza e ornamentação da igreja;
  • Ministros da Comunhão e visitadores de doentes;
  • Recolha e distribuição de géneros alimentares e artigos de higiene;
  • SolSal (Solidariedade Salesiana).

Serviços

Horário das Missas

Dias úteis
18h30 (diariamente)

Sábado
18h45 – Missa vespertina.

Domingo
09h30 – Missa no oratório de N.ª S.ª Auxiliadora do Bairro de Santa Maria
10h30 – Missa na Igreja Paroquial
12h00 – Missa Paroquial
18h30 – Missa na Igreja Paroquial

Horários das Confissões

De segunda a sexta-feira: das 18h00 às 18h30 (durante a recitação do terço);

Sábado e domingo: durante a missa (quando existir confessor disponível).

Horário de atendimento do pároco

Horário flexível
Agendar através do telefone do cartório paroquial (266 735 448)
ou do gabinete do pároco (266 731 157).

Horário do cartório paroquial

De segunda a sexta-feira
Das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.