A Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora foi criada no ano de 1967, pelo arcebispo de Évora D. David de Sousa, e foi de imediato confiada ao cuidado pastoral dos Salesianos. A nova paróquia foi dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, tomando o título de “Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora” e passando assim a ser a primeira e, até ao presente, a única paróquia salesiana com este nome em Portugal.
A sua primeira configuração territorial era ligeiramente diferente da atual; de facto, no tempo do arcebispo D. Maurílio Gouveia houve uma reconfiguração das paróquias da cidade em ordem a que o território de cada uma ficasse a coincidir com o das respetivas freguesias; deste modo, alguns bairros que antes pertenciam à paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora deixaram de lhe pertencer, passando os limites territoriais a coincidir com os limites da então freguesia da Malagueira, numa extensão de cerca de 18 quilómetros quadrados.
Ao instituir a nova paróquia, o arcebispo D. David designou de imediato também a sua igreja paroquial, que passaria a ser a igreja que os Salesianos de Évora, com a preciosa colaboração do benemérito Conde de Vilalva, tinham construído em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, e que tinha sido solenemente benzida e inaugurada dois anos antes, no dia 20 de maio de 1965.
A população da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora é de cerca de 14 mil habitantes. Do ponto de vista social e económico, há uma grande diversidade, desde um setor populacional com um nível de vida bastante bom (empresários, médicos, engenheiros, arquitetos…), que se concentra em bairros como a Cartuxa, Vista Alegre, Tapada… até outro setor com um nível de vida bastante baixo, por vezes sem o mínimo indispensável, que se concentra em bairros como Santa Maria, Escurinho, Cruz da Picada, mas que se espalha por muitos outros. Logicamente, esta divisão nota-se também do ponto de vista cultural: pessoas com um nível elevado de cultura, e pessoas com um nível muito baixo.
Por sua vez, as deficientes condições sociais, económicas e culturais explicam também a existência de ambientes de uma certa degradação e marginalidade.
Do ponto de vista religioso e de vida cristã, notam-se também grandes diferenças e assimetrias: a par de uma bastante boa formação e prática religiosa, existe, numa faixa relativamente grande da população, um vazio de conhecimentos religiosos e uma evidente ausência de vida cristã.
O trabalho pastoral é coordenado pelo pároco salesiano, coadjuvado pela comunidade salesiana.
Além dos Salesianos, colaboram na pastoral paroquial um bom número de leigos comprometidos e ativamente empenhados nos diversos setores da atividade pastoral.
A Paróquia tem um Conselho para os Assuntos Económicos e um Conselho Pastoral Paroquial, sendo este constituído pelos representantes dos diversos organismos paroquiais: catequese, ação sócio caritativa, Salesianos Cooperadores, Apostolado da Oração, Legião de Maria, ADMA, pastoral da saúde e grupos corais.
Dias úteis
18h30 (diariamente)
Sábado
18h45 – Missa vespertina.
Domingo
09h30 – Missa no oratório de N.ª S.ª Auxiliadora do Bairro de Santa Maria
10h30 – Missa na Igreja Paroquial
12h00 – Missa Paroquial
18h30 – Missa na Igreja Paroquial
De segunda a sexta-feira: das 18h00 às 18h30 (durante a recitação do terço);
Sábado e domingo: durante a missa (quando existir confessor disponível).
Horário flexível
Agendar através do telefone do cartório paroquial (266 735 448)
ou do gabinete do pároco (266 731 157).
De segunda a sexta-feira
Das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.