Provindo já de um longo projeto onde, ao longo do ano, os avós visitavam a escola, decidiu-se agora inverter os papéis, sendo os alunos da turma do 9ºB a visitarem o Centro Social de Nossa Senhora Auxiliadora e a proporcionar um dia inesquecível aos seus residentes. A visita, que ocorreu dia 28 de maio, foi marcada por momentos de alegria, muita partilha de histórias e um almoço especial.
Acompanhados pelo professor Carlos Capelas, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que ajuda e supervisiona os alunos neste projeto, os jovens começaram a visita indo logo apresentar-se aos residentes que ainda não conheciam. Esta interação inicial proporcionou um ambiente acolhedor e descontraído.
Após os alunos conhecerem os espaços do Centro Social de Nossa Senhora Auxiliadora, dividiram-se em alguns grupos para falar com os residentes. Nesta altura, ainda um grupo de três alunas conheceram a dona Luísa, que como forma de agradecimento lhes deu talegos cosidos à mão por ela a cada uma das alunas. As atividades incluíram muita troca de experiências pessoais, tanto da parte dos jovens como dos idosos, comparando o antigo com o novo, partilhando várias memórias preciosas.
Pouco antes do almoço, os alunos reuniram-se para partilhar as suas experiências e opiniões sobre a visita até o momento. Muitos expressaram a sua gratidão pela oportunidade de conhecer os idosos e ouvir as suas histórias, outros expressam um pouco de desconforto devido a acharem esta visão um pouco solitária e que os idosos pareciam sós, o que mostra como todos nós deveríamos dar mais atenção e sensibilizar-nos sobre a velhice para que ninguém, nesta faixa etária, tenha de parecer e/ou sentir-se triste.
O ponto alto do dia foi o almoço, com comida que agrada a toda a gente, pizza. Ao contrário dos jovens, alguns destes residentes nunca tinham provado pizza antes, que foi um tema de conversa bastante interessante entre os jovens e os idosos. No final, todos pareceram muito agradados com o sabor da comida.
Segundo uma responsável da instituição, Dra. Mónica Ruivo, “a dinâmica criada entre gerações através deste projeto supera todas as expectativas que poderíamos ter criado em torno do mesmo” explicando o maravilhoso sucesso do projeto. A mesma responsável diz ainda que “o brilho nos olhos dos nossos avós cada vez que sabiam que era dia de ir à escola e a satisfação que traziam ao regressar à instituição é algo impagável!”.
Os alunos do 9ºB saíram da visita visivelmente emocionados e com uma nova perspetiva sobre a vida. Alguns mostram um grande desejo em voltar e continuar a visitar os residentes do Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora, que agora são seus amigos.
A iniciativa foi um sucesso e um exemplo inspirador para todos. Aprendemos que pequenos gestos podem ter um grande impacto e fazer qualquer um sentir-se especial e valorizado.