Este projeto é já uma tradição na nossa instituição e tem como finalidade ajudar as crianças que terminam a Educação Pré-escolar a vivenciarem o período de transição como etapa do seu desenvolvimento, promovendo o bem-estar global.
Neste sentido, comprometemo-nos com os objetivos de desenvolver comportamentos cooperativos, de promover competências de comunicação verbal, de autoconfiança e de determinação, assim como na resolução de problemas.
Ao longo do ano, os finalistas da Sala Vermelha e da Sala Rosa experienciaram diversas atividades cuidadosamente planeadas, tendo a oportunidade de:
- Terem os “buddys” com alunos de 3º ano;
- Conhecer os educadores da escola;
- Realizar visitas dirigidas na Fundação Eugénio de Almeida;
- Realizar uma cerimónia na igreja com a entrega de diplomas;
- Dormir na escola;
- Fazer experiências no laboratório da escola;
- Durante 3 dias realizar, no período da manhã, as rotinas do 1º ciclo, com direito a almoçar no refeitório da escola.
Além disso, estas criança participaram, igualmente, na dinamização de um projeto intergeracional, com a parceria da Universidade de Évora, como meio de cumprir os objetivos proposto no Projeto Transições e no qual realizaram diversas atividades com os utentes do Lar Barahona.
Em suma, o Projeto Transições proporcionou um amplo leque de diferentes experiências e oportunidades de aprendizagem, sempre num ambiente culturalmente rico e estimulante para o desenvolvimento de um processo pedagógico coerente e consistente em cada criança.
O Projeto Transições foi um sucesso!